Quintas do Saber: Abracicon realiza primeira live on-line

https://cfc.org.br/feed/

Com o tema “As vítimas escondidas da Covid-19: contadores e auditores”, o evento reuniu nomes de peso da Contabilidade brasileira
Por Fabrício Lourenço
Comunicação CFC
A presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), contadora Maria Clara Cavalcante Bugarim, fez abertura da primeira live do projeto Quintas do Saber, ocorrida na tarde dessa quinta-feira (7). “Estamos lançando uma nova versão do projeto, que é tão importante para a Academia”, disse.
Segundo ela, já foram realizadas 27 edições do Quintas do Saber, “discutindo temas dos mais relevantes, com foco na Contabilidade e Economia, sempre contando com a presença de grandes especialistas, seja do meio político ou da nossa Contabilidade”.
O primeiro evento digital da Academia, não fugindo a tradição do projeto, trouxe nomes de peso do cenário contábil brasileiro: os professores Eliseu Martins, Nelson Carvalho e Aridelmo Teixeira, este último o mediador do bate-papo. “Nada melhor do que contar com esses dois grandes ícones do mundo contábil para nos preparar para o que virá”, disse Aridelmo.
Eliseu Martins fez uma explanação sobre o impacto do novo coronavírus no trabalho do contador com o cliente externo, a exemplo das companhias abertas, bancos, seguradoras, etc.
Martins mencionou os balanços das empresas, referentes ao exercício de 2019. Segundo ele, “esses balanços – muito deles – já haviam sido divulgados antes da pandemia, e se as empresas que ainda não divulgaram o Balanço propriamente dito: ativo e passivo, nem na demonstração de resultado, nada poderá ser mudado”, disse.
Para ele, quem não divulgou ainda o Balanço “deve pensar que a contabilidade é para explicar (balanço e lucro) e falar sobre riscos. A nota explicativa precisa conter uma análise dentro do que é possível, na atual conjuntura, dos riscos da empresa”, pontuou.
Nelson Carvalho abordou sobre o impacto da Covid-19 nas metas e objetivos do profissional nos ambientes internos da organização. Carvalho pontuou quatro pontos importantes, na visão dele, sobre  do papel do contador mediante a crise.
O primeiro foi sobre a figura do profissional dentro a empresa. “Ele é o elemento-chave como comunicador do desempenho empresarial”, disse. O segundo, o contador como interlocutor dos gestores de risco; o terceiro, o ambiente de incerteza que cerca a profissão; e o quarto, os clientes internos com os quais devem se compartilhadas preocupações, ouvir demandas e oferecer sugestões na medida do possível.  Para assistir à live na íntegra. clique aqui


Fonte: Quintas do Saber: Abracicon realiza primeira live on-line

#oliveiramartins

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *