Presidente do CFC ressalta a importância do profissional da contabilidade para o crescimento das empresas

https://cfc.org.br/feed/

Por Rafaella Feliciano
Comunicação CFC

O presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Zulmir Breda, ressaltou, nesta quarta (11), a importância do contador para o crescimento e sustentabilidade das empresas. Durante a solenidade de posse da nova diretoria do Conselho Regional do Estado do Tocantins, Zulmir destacou o papel estratégico do profissional da contabilidade para evitar a mortalidade precoce das empresas que, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 20% dos casos, acontece após um ano de operação e, em  60%,  após cinco anos em atuação.
“Não existe nenhum CNPJ criado que não tenha  um profissional da contabilidade responsável pelo seu nascimento  ou comprometido com a prosperidade dos negócios e  continuidade da empresa”, afirmou.
Para enfrentar as transformações advindas dos avanços tecnológicos, o presidente do CFC ratificou a importância da capacitação profissional e do aprimoramento de habilidades em temas como gestão, tecnologia, comunicação e relacionamento interpessoal.
“Nós lidamos com uma das coisas mais preciosas para as pessoas: o patrimônio. Nós somos uma das únicas profissões que têm o privilégio de atuar em todos os segmentos da economia. Estamos no mundo privado, no terceiro setor e na área pública.  Temos o poder de contribuir para o desenvolvimento sustentável do nosso País. Não podemos esquecer desse papel e, estar preparado para as mudanças, é imprescindível ao cumprimento dessa missão”, completou Zulmir Breda.
Na ocasião, ele também parabenizou a nova diretoria do CRCTO e desejou sucesso à gestão  do novo  presidente, o contador João Gonçalo dos Santos. “Fiscalizar o exercício da profissão em benefício da sociedade. É para isso que os conselhos existem. E o nosso papel é fazer com que eles funcionem da melhor maneira possível, aprimorando a classe contábil e servindo o País”.
Capacitar é preciso
Em seu discurso de posse, o contador João Gonçalo dos Santos ressaltou que a prioridade do seu mandato será o fomento à capacitação profissional. Segundo ele, estar preparado para o mundo disruptivo não faz parte de planos futuros, e sim, uma exigência do presente.
“Representar uma profissão que passa por profundas transformações é uma grande responsabilidade. Necessitamos de medidas mais assertivas, além de muita dedicação e trabalho.  Por isso, reitero o meu total compromisso com a classe. Não medirei esforços para sermos mais inovadores, mais disruptivos, mais tecnológicos. Não somos a profissão do futuro, somos o presente”
Gratidão pelo legado
O ex-presidente Norton Thomazi também agradeceu a parceria do CRCTO durante a sua gestão (2018-2019) e disse ter muito orgulho do seu legado. “O tom que rege a conclusão desse mandato não poderia ser diferente do tom da gratidão. Tenho certeza que contribui para o fortalecimento da nossa classe no Tocantins e, para a nova gestão, deixo os meus votos de sucesso e prosperidade”, concluiu.
Também participaram da cerimônia Rosa Maria Rodrigues Gazire Rossi, Juiza Auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça de Palmas; Glauber Santana Aires, Secretário Executivo de Finanças de Palmas; Gedeon Pitaluga, presidente da OAB-TO; Flávio Azevedo Pinto, presidente do SESCAP-TO; Thaís Coelho de Souza Amaral Monteiro, presidente da Jucetins; Sebastião Celio Costa Castro e Vânia Labres da Silva, representantes do TO no Plenário do CFC e demais ex-presidentes do CRCTO; Nilva Amália Pasetto, coordenadora da Comissão Mulher Contabilista do CFC,  e os presidentes dos CRCs das regiões Norte e Centro-Oeste.

Fonte: Presidente do CFC ressalta a importância do profissional da contabilidade para o crescimento das empresas

#oliveiramartins

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *